25 de setembro de 2017

CINECLUBE DAS 6 INDICA: Onde está segunda?


Data de lançamento: 18 de Agosto de 2017 (Brasil)
Direção: Tommy Wirkola.
Roteiro: Max Botkin; Kerry Williamson.
Música composta por: Christian Wibe.

Sinopse: Disponível na Netflix, esse é um filme distópico de ficção científica. O filme se passa em 2073 e fala que com o aumento da população a quantidade de recursos naturais foi se tornando escassos, as terras sofreram de desertificação e faltava alimento para a população, em vista disso a humanidade começou a investir em alimentos geneticamente modificados. Essa medida tomada supriu a falta de alimentos, mas as consequências em longo prazo incluíam um maior número de nascimentos múltiplos, o que elevou ainda mais a população. Uma política de filhos únicos foi adotada como medida de controle de natalidade. E para controlar rigorosamente essa política foi instituída a Agência de Alocação de Criança, essa agência era responsável pelo comprimento dessa política, capturando os demais filhos e os realocando em um crio-sono.


Quando uma mulher chamada Karen Settman morre ao dar a luz a sétuplas, deixando-as com o avô, Terrence Settman (Willem Dafoe). Ele decide esconder as meninas da Agência, criando um plano, a começar pelo nome das sete garotas, que são chamadas como os dias da semana, e as ensina a viver sob a identidade única de sua mãe falecida Karen Settman, cada uma podendo sair de casa e viver a vida sob a identidade dela no dia da semana correspondente ao seu nome. Para proteger esse segredo, Terrence garante que elas compartilhem informações diariamente e que repliquem qualquer acidente que afete a aparência física de uma irmã. As irmãs desenvolvem um sistema de perucas e maquiagem para cobrir quaisquer características de identificação. As irmãs são interpretadas por Noomi Rapace quando adultas e por Clara Read quando crianças.

A história começa mostrando Domingo voltando de seu trabalho em um banco, quando vê os agentes de alocação levando uma criança enquanto as pessoas protestam. Ao chegar a casa ela mostra essa cena gravada a suas irmãs, o que desencadeia uma discussão sobre a situação em que elas vivem. Nessa cena observa-se o estado do mundo, onde embora a tecnologia esteja mais avançada, a falta de alimento é evidente. Ao discutirem é apresentado um pouco da personalidade de cada irmã, e da inconformidade e a infelicidade de algumas por serem obrigadas a se esconderem. É dito também que Segunda tem uma reunião importante pela manhã, e depois observamos no dia seguinte ela indo ao trabalho.
Quando Segunda não volta para casa, isso gera um mistério que deixa as irmãs preocupadas com a possiblidade de terem sido descobertas. Terça, por ser a próxima a sair, é obrigada a refazer os passos de Segunda. Descobrindo que elas ganharam a promoção e que também Segundo teve uma briga num bar com Jerry (Pål Sverre Hagen) um colega e concorrente de trabalho. Antes que ela possa investigar mais, os agentes de alocação a detém e cortam suas comunicações. Ela é escoltada para uma cela, onde conhece Nicolette Cayman (Glenn Close), chefe da agência e candidata ao parlamento. Cayman revela saber do segredo das sete irmãs, e quando Terça oferece um suborno, Caymen revela que Segunda ofereceu o mesmo acordo, depois ordena aos agentes para assassinar as irmãs de Terça.

Ao chegar à casa das irmãs Quinta embosca os agentes que lutam contra elas. As irmãs matam os agentes, mas Domingo morre. Suspeitando que Jerry possa tê-las entregado. No dia seguinte, Quarta sai buscando confrontar Jerry e descobrir o que aconteceu. Ele revela que a promoção obtida foi através de um desvio quando "Karen" enviou milhões de euros para Cayman para financiar sua campanha. Logo depois atiradores o matam e invadem a casa em busca de Quarta, que os mata e escapa com a ajuda remota das outras irmãs guiando-a a segurança.
Todavia um agente de alocação, Adrian Knowles (Marwan Kenzari) aparece no apartamento, preocupada com a "Karen". Quinta convence Sábado a ir com ele fingindo ser a Karen e descobrir qual das irmãs estava saindo com ele, e aproveitar para hackear sua pulseira para que Sexta invada o quartel general da Agência. Com isso elas veem um vídeo, que mostravam aparentemente Segunda em uma cela. Enquanto isso, os agentes seguem e matam Quarta. Depois que Adrian sai de seu apartamento, os agentes encontram e matam Sábado, enquanto ela diz a suas irmãs por vídeo-chamada que era Segunda que estava namorando Adrian. Em seguida, pensando que ela não pode sobreviver por conta própria, a Sexta se sacrifica para dar a Quinta uma chance de resgatar Segunda quando os agentes novamente atacam o apartamento das irmãs.

Após Sexta explodir o apartamento, Adrian ouve sobre o incidente e corre para lá. Quinta surpreende e após ele alegar que realmente amava Segunda, Quinta o convence a ajudar dizendo que Segunda está viva. Ele a leva para a sede da Agência dentro de um saco para corpos. E enquanto ela é preparada para a eliminação, uma criança é colocada numa máquina para ser congelada no crio-sono, mas ao invés disso, ela é incinerada. Quinta grava tudo, e depois de lutar com os guardas, Adrian e Quinta partem para resgatar Segunda, mas quando chegam à cela, eles descobrem que é Terça. Elas deduzem que foi Segunda que as entregou para Cayman.

Após uma briga no banheiro, Quinta atira Segunda e a deixa para morrer. Enquanto Cayman hospeda uma angariação de fundos, Terça e Adrian transmitem o vídeo que Quinta fez. A multidão se revolta contra Cayman, que alega que ela só fez o que era necessário. Segunda cambaleia para a angariação, mas um agente dispara contra ela antes que ela possa matar Cayman. À medida que a multidão foge, Segunda revela aos outros que está grávida e morre. Por fim a Lei de Alocação de Crianças é revogada e o filme termina com as duas irmãs sobreviventes observando os filhos de Segunda se desenvolverem em um útero artificial.
O filme apresenta temas de importantes discussões como o crescente aumento da população, a manipulação genética nos alimentos e a política de controle de natalidade, mas se restringe em focar nas cenas de ação, não levantando um debate sobre os temas, e o deixando com uma visão única de ponto de vista. E muito embora, esses temas tal qual o mistério do paradeiro de Segunda, estejam um pouco vagos durante o filme, isso não o torna ruim. O filme tem um ritmo emocionante, logicamente focando mais em cenas de ação, mas conta também com uma direção boa e efeitos, tanto especiais como visuais muito bem produzidos. A fotografia do filme é muito bem feita e atuação de Noomi Rapace está muito boa, mesmo tendo as personagens um pouco estereotipadas. A interpretação de sete diferentes irmãs gêmeas na personalidade lembra um pouco a atuação de Tatiana Maslany na série Orphan Black. Esse filme é recomendado, sendo um filme com uma temática interessante e com um ritmo bem empolgante de se assistir.

Trailer:
Nota de  0 a 10: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário