10 de junho de 2012

Teatro D'Efeito

O termo teatro surgiu na Grécia; porém em língua portuguesa veio do latim theatrum, que por sua vez originou-se do grego théatron, derivado do verbo ver = theaomai, ou seja, théa = vista, visão (no sentido de panorama) + o sufixo [-tron] = instrumento, donde, "lugar onde se vê". Neste lugar, o ator pode ser quem quiser, quando quiser, onde quiser… O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar… Ocorre, então, a cumplicidade de palco e público… Tudo isso é mágico, fantástico, algo que somente o teatro pode proporcionar por completo.

Tão antigo quanto o próprio homem, considerado por muitos como a “Arte Total”, ou seja, a arte que engloba todas as outras artes (podendo-se utilizar a música como trilha sonora, a dança como expressão corporal, as artes plásticas como cenário, etc.), o teatro nasceu por meio de manifestações/rituais aos deuses, foi se aprimorando e não tem limites para enriquecer.

A iniciativa da criação Do Grupo Teatral D’EFEIto, surge então da necessidade de incentivar a cultura entre os universitários, bem como divulgar e reconhecer os mais variados talentos, os quais podem ser manifestados em meio às artes cênicas no meio acadêmico.

Esse novo grupo estudantil pretende aumentar a quantidade de eventos sócio-culturais dentro da universidade, bem como incentivar a participação dos universitários em atividades extraclasse, de modo a desenvolver cada vez mais o potencial cultural e empreendedor dos alunos.

Com isso, esse empreendimento estudantil contribuirá com a humanização do ambiente universitário. Este necessita ser amparado por um espírito social, uma vez que há uma grande dificuldade de estimular dentro do universo acadêmico a apreciação a atividades sócio-culturais tão necessárias para uma formação sólida.

Pela iniciativa de alguns alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Itajubá que se reuniram, no início de março de 2007, com o objetivo de formar um grupo teatral, foi criado, o hoje chamado, Grupo Teatral D’EFEIto. Os integrantes do grupo são voluntários, vinculados à UNIFEI, que procuram aprimorar conhecimentos em ciências humanas, obter momentos de descontração e, sobretudo, ampliar o círculo social.